16 de dez de 2011

Sábado, dia 17, é o último dia de programação artística, com Mostra Lambe-Lambe e atração nacional

A maratona cultural do 16º Festival Catarinense de Teatro entra na reta final. Sábado, dia 17, é o último dia de programação artística, que desde o início tem gratuita. Entre 9h e 11h, será realizada a Mostra de Teatro Lambe-Lambe na Praça Ermembergo Pellizzetti, em Rio do Sul. São espetáculos de curta duração, apresentados em pequenas caixas, para uma pessoa por vez.

Às 11h, é a vez da Troupp Pas D’argent, grupo convidado que vem do Rio de Janeiro/RJ para apresentar o espetáculo “Cidade das Donzelas”. A peça conta a história de Carolina que chega à cidade, no meio do Sertão, e se espanta ao ouvir falar que não existe homem ou mulher bonita naquele lugar e que as moças feias matam qualquer um que arrisca se aproximar. O desafio é desvendar essa história, mesmo com o medo de nunca mais voltar.

À tarde, serão realizados debates sobre espetáculos apresentados no festival e reunião da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), organizadora do evento. Às 19h, a Fundação Cultural será palco para o espetáculo “Lili Reinventa Quintana”, com a Téspis Cia. De Teatro, de Itajaí. A apresentação mescla bonecos, objetos e formas animadas e é baseada nos poemas do livro “Lili Inventa o Mundo”, de Mário Quintana.

E para fechar a programação artística do evento: “Werther: Tempestade e Ímpeto”. Em cena o grupo “Essaé Cia de Teatro – Dança”, de Joinville, que se apresenta às 21h, também na Fundação Cultural. É uma livre adaptação do romance “Os Sofrimentos de Wether”, do escritor Johann Wolfgang von Goethe e que é considerado o marco inicial do Romantismo. O espetáculo discute o absurdo da existência e do suicídio. O último dia do festival, domingo, 18, é reservado para debate.

O maior evento do teatro catarinense é também uma comemoração dos 80 anos de Rio do Sul e um momento de superação após a enchente em setembro, promovendo a cultura na região e consolidando um período de desenvolvimento do teatro catarinense. Em 2012, o festival será realizado em Concórdia.


Fotos: www.picasaweb.google.com/fecate
Créditos fotos: Nubia Abe

Nenhum comentário: