CURADORIA

A curadoria do 16º Fecate foi realizada em Joinville, devido a situação de emergência na cidade de Rio do Sul. A curadoria convidada prontamente aceitou a mudança de cidade e a Fecate pode manter o calendário para a escolha dos espetáculos inscritos.
A curadoria foi formada por Fátima Ortiz (PR), Cláudia Schulz (RS) e Camila Miotto (SC). O processo de seleção teve acompanhamento do presidente da Fecate Willian Sieverdt e secretaria de Qiah Salla. O grupo ficou reunido em trabalho nos dias 17 e 18 de setembro, no Hotel Mercure Platz, sala Príncipe de Joinville.

Clique aqui para acessar a ATA DA CURADORIA 16º FECATE e conheça os selecionados para os eventos: Mostra Oficial, Mostra Teatro na Escola, Mostra Lambe-Lambe. 

Foto: (na frente) Camila Miotto e Claudia Schulz - (atras) Willian Sieverdt, Fátima Ortiz e Qiah Salla. 

Currículos das curados dos espetáculos


Fatima Ortiz.

A atriz, Diretora Teatral, Diretora de Produção, Arte Educadora e Dramaturga Fátima Ortiz é artista reconhecida por suas iniciativas e realizações que englobam o fazer teatral em suas dimensões criativas, educativas e política. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná em 1978, tem especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná. Criadora e diretora do Pé no Palco Atividades Artísticas desde 1995, um espaço cultural que promove o fazer teatral por meio de vários segmentos. É reconhecida nacionalmente por seu trabalho dirigido à infância. Em parceria com Enéas Lour, é autora da Coleção “4 Textos de Teatro para crianças” e do álbum “3 Histórias de Teatro para crianças”. É uma das mais premiadas diretoras de teatro de Curitiba. Tem larga experiencia em curadorias, atuando desde o ano 2000 no FITUB (Blumenau), desde 2005 nos editais de cultura da Fundação Cultual de Curitiba e em 2001 e 2003 no Prêmio Funarte de Dramaturgia. É Presidente da ATINJ PR – Associação de Teatro para a Infância e Juventude do Paraná.


Camila Pauline Miotto

Camila Pauline Miotto é graduada no curso de Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. É atriz desde 1999 e contadora de histórias desde 2004. Como atriz, foi integrante do Grupo de Teatro Expressão Universitária – GTEU (vinculado à Unochapecó), onde desenvolveu trabalhos de pesquisa voltados à experiência do ator e construção do espaço cênico. Foi Vice-Presidente em 2003/2004 da ACATE – Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro. Como contadora de histórias foi integrante dos grupos Contarolar e Proesiar. Em 2008 trabalhou como articuladora da área de Literatura na Fundação Cultural de Chapecó, onde coordenou a Feira do Livro com participações de grandes escritores como Moacyr Scliar, Carlito Azevedo e Márcio Vassallo. Atualmente é Técnica de Cultura da Unidade do SESC de Chapecó, onde vem desenvolvendo uma notável programação cultural.


Claudia Schulz

Bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Interpretação Teatral e Habilitação em Direção Teatral - Universidade Federal de Santa Maria / Santa Maria – RS (2004/2005). Mestre em Arte Visuais com o foco de pesquisa centrado em web performances pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais- Universidade Federal de Santa Maria / Santa Maria – RS (2010), na linha de Arte e Cultura. Foi Professora Assistente no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria de junho/2006 a junho/2008. Integrante da Cia Teatro de Bolso, companhia teatral existente desde 2009. É organizadora do Festival de Teatro Independente de Santa Maria que esse ano realizou sua IV Edição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Atuante em poéticas visuais com o foco de pesquisa em web performances, sendo que em 2009, desenvolveu a série Dramaturgia da Carne, composta por três ações: 4° Seminário Sobre a Lista de Compras do Corpo, Coração e Mapa Anatômico todas transmitidas pela rede mundial de comunicação. Pesquisadora cênica indisciplinar na pluralidade de linguagens no processo de construção de espetáculos cênicos. 
Atualmente possuí dedicação exclusiva na gestão nacional da Frente de Produção Palco Fora do Eixo (2010/2011). No ano de 2011, o Palco Fora do Eixo vem realizando projetos de circulação de grupos cênicos pelo Brasil como a Cia UmPédeDois (POA/RS) que realizou uma tour no nordeste; Cia Zibaldoni (Ribeirão Preto/SP) que circulou pelo estado de SP, Trip Teatro de Animação (Rio do Sul/SC) na região norte e Pacolmo Teatro (Madrid) nos estados do RS, SP e MG durante o mês de novembro. Além de participar da gestão das circulações no Brasil, Cláudia vem ministrando a oficina "Processo Colaborativo entre Grupos: ampliando os horizontes por meio da rede" realizada no Festival Cena de Teatro de São Caetano do Sul (Fundação das Artes/2011) e realizará no Festival Estudantil de Teatro de BH (FETO) no mês de outubro de 2011.