MOSTRA TEATRO NA ESCOLA

Confira aqui os espetáculos e grupos selecionados para MOSTRA TEATRO NA ESCOLA, que serão apresentados em escolas da rede pública de ensino na cidade de Rio do Sul, nos dias 15 e 16 de dezembro, integrando a programação do 16º Festival Catarinense de Teatro! 



TÁ CHOVENDO HISTÓRIAS
Cia Caravana do Sonhar – São Bento do Sul
De maneira poética e bem humorada a Cia.Caravana do Sonhar faz uso de onomatopeias, cantigas, brinquedos, instrumentos musicais (escaleta, flauta doce, calimba, cítara, pandeiro, pios de pássaros, etc) para dar voz e vez para três contos independentes: 1) A Colhedora de Pensamentos: num canto escuro de um beco sem saída uma simpática velhinha com a habilidade de tudo transformar, guarda segredos no fundo de uma biscoiteira de louça. 2) Como Surgiu a Noite: nesta lenda do folclore brasileiro, um indiozinho chamado Karú vai atrás de Cobra Grande, uma feiticeira que esconde o segredo da noite e, 3) O Canto do Rouxinol: Uma princesa solitária e um pobre pescador, guiados pelo canto encantador do rouxinol descobrem o verdadeiro amor.



O ENIGMA DO AMARELO
Gats Teatro – Jaraguá do Sul
A peça “O Enigma do Amarelo” foi  baseado numa história (charada) popular brasileira, onde o Amarelo é o filho doente e pálido de uma pobre viúva, eles vivem num reino onde existe um rei, um palácio e uma jovem princesa famosa por sua astúcia em resolver qualquer charada. O Rei, por demais confiante na sabedoria de sua filha, lançou um desafio: “Aquele que trouxesse uma adivinhação que a princesa não conseguisse decifrar em três dias, ganharia a mão da princesa tornando-se  príncipe”. E o nosso apaixonado herói Amarelo, contrariando a mãe, ciumenta e super protetora resolve ir até o palácio para apresentar o seu enigma.



O ROUXINOL E O IMPERADOR
Cia Fãs de Teatro – Blumenau
Conta uma antiga lenda chinesa que um dia, quando passeava com seu fiel criado, o Imperador capturou e prendeu um pássaro desconhecido, que o atraiu pelo seu canto. No entanto, uma vez na gaiola, o pássaro deixou de cantar, trazendo infelicidade para o Imperador e seu povo. Ao perceber  o erro que cometera o Imperador libertou o pássaro, afastando a escuridão que cobria o país e trazendo de volta a felicidade para si e para o seu povo. Nessa montagem, a partir do conto original, as atrizes improvisadoras recriam as cenas a cada apresentação a partir das relações e situações propostas pela platéia resultando numa nova forma de contar a história a cada vez.



PAGANDO BEM QUE MAL TEM
Bagagem Cia Cênica – Itajaí
Desde os primórdios da sociedade humana já se falava muito sobre a famosa “vida profissional”.  É de praxe para a humanidade, de uma forma geral, questionar-se a respeito de seus ideais e seus planos para suas carreiras profissionais. Importante lembrar que quando falamos sobre esses questionamentos englobamos várias outras pessoas e coisas importantes que fazem parte de nossas vidas: família, amigos, gato, cachorro, papagaio e até a sogra. Não negue o fato que tudo isso pode influenciar suas escolhas consideravelmente. Além disso, o homem, felizmente ou infelizmente, nunca está completamente satisfeito. Sua busca pela felicidade transpõe barreiras inimagináveis e, mesmo vencendo os seus próprios limites, sempre habitará lá no seu interior uma pergunta que lhe coçará eternamente atrás da orelha: e se?
Neste espetáculo de humor, através das mais variadas cenas serão apresentadas algumas possibilidades ou saídas que o homem optou para ser feliz consigo mesmo e com a sociedade em que ele vive.
Portanto, prepare-se para se deparar com o lado mais cômico da nossa humanidade...o próprio homem.